20 de novembro de 2010

II SEMANA EM cRISe

Dando continuidade à II Semana em cRISe, no IFCE, na quinta-feira apresentamos a Mostra de Esquetes.
Mergulho no Copo D’água de Cabeça foi o primeiro esquete da noite, realizado no pátio do IFCE. A performance realizada por Mário Filho foi assistida pelos alunos do Instituto, que prestigiaram com grande interação, abrindo de forma espetacular nossa noite. Já no Auditório Iram Raupp o segundo esquete da noite, Constatação Aterradora, do grupo Artama, trouxe em seu trabalho a criação de matrizes para compor os personagens cômicos. O terceiro esquete da noite trouxe ao palco o universo do palhaço, as gagues, a dilatação das situações e personagens com Uma Pausa Para o Café, do grupo La Calle. Encerrando a Mostra tivemos o premiado esquete A Assassina, do grupo Realmente, que norteou o espetáculo com meta-teatro, sempre surpreendendo o público, mostrando o universo dos teatros, dos ensaios e dos processos de criação.
Na sexta-feira tivemos a Mesa Quadrada “As Faces do Riso”, com os convidados/debatedores: Jader Soares (o humorista Zebrinha); o professor Doutor da UECE Oswald Barroso, que trabalha com a pesquisa no Riso Popular; Márcio Acselrad, coordenador do grupo de pesquisa em comicidade na UNIFOR e Mário Filho, ex-aluno do curso de Artes Cênicas do IFCE, falando sobre sua pesquisa na área acerca do clown e o trágico na comédia.
Através do excelente bate papo mediado por Fernando Lira, conjeturamos os caminhos e formas existentes para se chegar ao cômico. Entender, compreender e respeitar os diversos trabalhos, sabendo que cada um deles tem a sua importância.
Após a Mesa, fomos às premiações da Melhor Piada e Pior Piada do Festival Tomates & Flores, sorteio de livros e brindes para plateia, encerrando com o Coquetel em cRISe, marca registrada da Semana em cRISe.
O grupo agradece a todos que participaram do evento, os que riam e os que faziam rir, todos contribuíram com o sucesso da nossa Semana, sempre trazendo a importância da pesquisa para os profissionais e não profissionais do riso. E, lembrando, quem ri está mais próximo de ser feliz!

Nenhum comentário: