20 de novembro de 2010

cRISe na ABRACE 2010

Integrantes do grupo cRISe apresentaram trabalhos no VI Congresso de pesquisa da ABRACE 2010.  O evento que ocorreu em São Paulo na UNESP da Barra Funda nos dias 09, 10, 11 e 12 de Novembro de 2010 contou também com a presença de grandes artistas pesquisadores nacionais.
A baixo segue o resumo dos artigos apresentados pelos integrantes do grupo cRISe:

HENRIQUE BEZERRA

A Recepção Teatral e o Filtro Cultural
Nome do docente: Fernando Lira Ximenes
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE
Programa: Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
Nome da Pesquisa: Procedimentos para a cena cômica
Nome do Orientando: Henrique Bezerra de Souza
Agência Financiadora: PIBIC
Resumo:
O teatro é um universo de signos, antes mesmo de o espetáculo começar o público é
bombardeado de informações (a existência ou não de um cenário, música ambiente,
etc.) Quando o espetáculo começa surgem os figurinos, gestos e falas dos atores
que significam e re-significam o ambiente teatral. Sabendo disso, a partir das
reflexões de teóricos como De Marinis e Marcel Mauss, este artigo pretende
discutir como a cultura dos indivíduos que assistem e (re)constroem o
espetáculo pode interferir na recepção teatral, funcionando como um filtro
nesse processo comunicativo que é o teatro.

ELAINE NASCIMENTO


O Palhaço e a Cena Pós Dramática: variações sobre mesmo nariz
Elaine Cristina Maia Nascimento
Nome do docente: Fernando Lira Ximenes
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Programa: Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
Nome da Pesquisa: Procedimentos para a cena cômica
Nome do Orientando: Elaine Cristina Maia Nascimento
Agência Financiadora: PIBIC
Resumo:
Este trabalho pretende traçar um paralelo entre o espetáculo do palhaço polonês Slava Puolonin, Slava Snow Show e a cena pós dramática, definida por Hans Thies Lehmann em sua obra “O Teatro Pós Dramático”. O espetáculo Slava Snow Show é constituído por um universo onírico que, como nos sonhos, não apresenta uma ligação lógica entre cenas, mas situações diversas e não adota um texto como guia, mas sentimentos como: solidão, amor, alegria, o frio. Tal estrutura proposta por Slava, pode ser associada diretamente ao conceito de cena pós dramática trabalhada por Lehmann. O pós dramático ressalta a experiência da ‘sensação’, não obrigando a estrutura cênica a uma seqüência lógica de fatos, mas privilegiando os quadros, situações e imagens.

DIEGO BREZ
O cosplay como a manisfestação da teatralidade : O Caso do SANA
Nome do docente: Fernando Lira Ximenes
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Programa: Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
Nome da Pesquisa: Procedimentos para a cena cômica
Nome do Orientando:Diego Brito Bezerra
Agência Financiadora: PIBIC/CNPQ
Resumo:
O trabalho visa o estudo sobre a manifestação da teatralidade das pessoas através do cosplay, tendo como base o conceito do NÃO-EU utilizado pelo dramaturgo e criador do Teatro do Oprimido Augusto Boal. O trabalho detém como campo de estudo os eventos da Super Amostra Nacional de Animes(SANA), SANAfest e COARTE-CE.A pesquisa propõe oferecer uma abordagem de uma  forma de manisfetação teatral que se encontra em sua maior parte fora das estruturas do teatro formal, tendo muitas vezes um caráter mais inibidor do que de espetáculo, podendo oferecer uma série de possibilidades de aplicações dos recursos teatrais em vários campos fora das estruturas já consolidadas das artes cênicas e aumentar o conhecimento da teatralidade sob outras perspectivas, ampliando seu campo de atuação e observação, além de deter a possibilidade de alcançar a área terapêutica.

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